quarta-feira, 25 de maio de 2011

Amazônia: NO MUNDO DAS MULHERES DO NORTE - ROMANCE



 
“NO MUNDO DAS MULHERES DO NORTE” é um romance histórico amazônico que combina realidade e ficção numa narrativa escrita pelo ponto de vista feminino, que utiliza a Amazônia dos meados do século XIX como pano de fundo.

          Este conto descreve as aventuras de mulheres de diferentes raças que sobrevivem no ambiente inóspito e selvagem da imensa floresta. Cada livro desenrola a história de três gerações de uma mesma linhagem. A paisagem, os costumes, a família tradicional, as lutas dos homens na mata e a busca de riqueza e melhoria de vida são mescladas ao dia a dia de mulheres que descobrem novos amores e reacendem antigas paixões.
          Combates sangrentos entre brancos e índios; construção da ferrovia Madeira-Mamoré; abolição da escravatura; ciclo da borracha: tesouros escondidos, juras de sangue, ouro e maldição. Tudo isso faz desta narrativa uma mistura emocionante entre ação, reflexão e entretenimento.
         O capítulo I, “A PORTUGUESA”, tem como personagem principal Angelina Fragoso, uma enfermeira que depois da perda do noivo, viaja de Portugal para o Brasil com a finalidade de ajudar os padres franciscanos. No Brasil esta mulher voltará a se apaixonar, desta vez por um fazendeiro, mas terá de casar com o cunhado por causa da morte da irmã caçula e de sua promessa de cuidar da sobrinha recém-nascida. Enquanto sobrevive num sítio do Marajó, esta lusitana auxiliará os negros fugitivos e romperá vários preconceitos europeus, construindo um ambulatório e usando seus conhecimentos de medicina para auxiliar todas as pessoas que a procuram, inclusive prostitutas, caboclos, escravos e principalmente grávidas.
       O capítulo II, “A NATIVA”, discorre sobre a saga de Pequeri dos Papagaios,  indígena pertencente a uma tribo pacífica, instruída desde o nascimento para servir de esteio e promover a harmonia entre sua família, que vê-se coagida a casar com um adolescente pertencente a um clã agressivo e precisa se adaptar a conviver com as tradições e rituais de violência. Este tópico apresenta os costumes de algumas tribos da etnia Aruak, Karib e Tupi-Guarani, além de narrar o trabalho nos seringais do Acre, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o confronto entre brancos e índios e a tentativa de escravização dos nativos.
     O capítulo III, "A AFRICANA", descreve a estória de Morena dos Gama ou Remba dos Tamarineiros, uma jovem agricultora que por causa do flagelo da seca de Angola, é trocada pelo pai por grãos com o sobá do seu cumbé, e através desse líder é vendida para os brasileiros como escrava, sendo comprada em Belém e treinada para servir sexualmente os patrões. Morando numa fazenda do Marajó, ela conquistará o coração de dois brancos: um escravagista e outro abolicionista. De acordo com suas crenças, esta africana vai sobreviver auxiliando os outros cativos e tentando ser feliz sempre que possível. Esta mulher terá dois filhos, que serão criados de acordo com a visão de seus pais e tomarão destinos completamente diferentes, mas conforme os preceitos da genitora e seus ensinamentos sobre Zambi e o candomblé, seus descendentes viverão se auxiliando e evoluindo da melhor maneira que conseguem.
       O capítulo IV, "MISCIGENAÇÃO", narra os episódios que ocorrem entre as personagens principais, seus descendentes e os outros habitantes da floresta. A convivência entre pessoas de costumes completamente diferentes, provoca a quebra de tabus, sincretiza as religiões, gera paixões proibidas que determinam a miscigenação e a criação do povo do norte.
          Para melhor entendimento, o livro possui como anexos: um pequeno dicionário de palavras nortistas e afro-brasileiras, além da cronologia do romance, dos acontecimentos importantes da época e da emancipação feminina.