O maracujá-peroba produz a " flor da paixão" que lembra: a coroa de espinhos, as cinco chagas e os três pregos sob os quais Jesus Cristo foi crucificado.
O maracujá-peroba ou maracujá amarelo é a espécie de passiflora mais cultivada no mundo. É o fruto de uma trepadeira vigorosa, originária da América tropical, cuja flor só é polinizada na natureza por um inseto conhecido como mamangaba.
Por ser uma planta trepadeira necessita de apoio para sua condução, sendo o sistema mais utilizado a espaldeira formada por estacas e arame.
As folhas desta espécie de maracujazeiro peroba são profundamente partidas e com bordos serrados.
As Flores são grandes, vistosas, de coloração branca com centro roxo e várias pétalas. São hermafroditas, mas dependem de polinização cruzada, feito na prática por polinização manual, quando toca-se de leve e ligeiramente as flores de plantas alternadas.
Os frutos tem formato variado ovóide, cor amarela e casca resistente. Quando maduro, o fruto desprende-se e cai ao chão. A polpa do fruto, de cor amarela ou alaranjada, envolve cerca de 200 sementes ovais e pretas. O fruto murcha após 6 dias de caído.
O maracujá amarelo é utilizado principalmente no preparo de sucos, (por causa de sua acidez elevada) mas pode ser saboreado também em doces, geléias, sorvetes e licores.
As folhas e o suco do maracujá têm propriedades terapêuticas; possuem passiflorina, um sedativo natural.
O chá preparado com as folhas tem efeito diurético.
PASSIFLORACEAE - Passiflora edulis
Nenhum comentário:
Postar um comentário