segunda-feira, 19 de março de 2012

Bicho do Amazônia - Guará - Eudocimus ruber


GUARÁ OU IBIS RUBRA
      Pássaro originário do continente americano, também chamado íbis escarlate, o guará é encontrado nas áreas da Amazônia próximas ao oceano Atlântico.
      No norte do Brasil, esta ave vive em bando, faz seus ninhos nas copas das árvores, à beira dos manguais e lamaçais litorâneos, em colônias integradas a biguás e garças. São aves sociáveis e gregárias, pescam e descansam juntas. Deslocam-se conforme a necessidade de comida que encontram. São avistados em pântanos, estuários e praias se alimentando de insetos, vermes, anfíbios, répteis, vegetais e, principalmente, do caranguejo chama-maré “Uca maracoani”.
      Os machos desta espécie são um pouco maiores que as fêmeas. A ave adulta mede aproximadamente 58 cm, apresenta pescoço comprido, bico pardo, longo, fino e recurvado para baixo, calda curta e cheia e as extremidades das asas pretas.
      Na época da reprodução, o período das chuvas, os machos mudam a coloração do bico para negro e seu colorido vermelho fica mais intenso. A fêmea coloca dois ou três ovos de cor esverdeada tingido por manchas marrons. O filhote nasce com plumas brancas, que mudam para a cor cinza ou castanha. Só por causa da alimentação rica em carotenoide existente nos crustáceos que ingerem, os adultos transformam suas penas e ostentam um tom lindo de vermelho-rubro vivo.
      A construção do ninho e a incubação dos ovos são feita pelo casal e o chôco demora cerca de 23 dias. Os filhotes abandonam o ninho com três semanas, quando voam ainda apresentando cores neutras.
      Na natureza, esta ave pode viver mais de 20 anos. Quando em cativeiro, devido a mudança da alimentação, o guará perde a cor encarnada e fica com penas cor-de-rosa.

THRESKIONITHINAE - Eudocimus ruber 

Nenhum comentário: