sábado, 18 de dezembro de 2010

Bicho da Amazônia - Pato Selvagem Domesticado



PATO DO MATO DOMESTICADO
O pato selvagem, também chamado pato do mato ou pato mudo, é uma ave criada em estado domesticado por grande parte da população rural da Amazônia, que mora na beira dos lagos e rios.
Estes patos são originários da América do Sul e atualmente pouco encontrados no estado selvagem, entretanto devido ao alto grau de domesticação não sofrem risco de extinção.
Estas aves não emitem sons altos, ainda apresentam características selvagens, vivendo em bando e se alimentando de raízes, sementes e folhas de plantas aquáticas. Elas nadam com a cabeça e pescoço afundados, enquanto procuram a comida e filtram pequenos invertebrados.
No estado selvagem sua cor predominante é o preto, entretanto quando domesticado apresenta uma variação com o branco e azul. Os machos são maiores e tem a crista maior ao redor do bico. O casal apresenta carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos, cauda comprida em forma de leque e faz mudança de penas uma vez ao ano.
O tempo de choco dos ovos é 5 semanas e somente a fêmea se encarrega da criação dos filhotes.
O pato-selvagem pode voar e pousar no chão, árvores, troncos ou água. Ele já era domesticado pelos indígenas antes da chegada dos europeus nas Américas.
ANATIDAE - Cairina moschata

Nenhum comentário: