sábado, 18 de dezembro de 2010

Praias da Amazônia - Cajutuba


PRAIA DO CAJUTUBA
A praia do Cajutuba é uma extensão de areias, rodeada de dunas e lagos, nas margens do rio Tapajós, município de Belterra, que possui a infra-estrutura de uma pousada com restaurante, mas fica isolada da vila e da cidade.
Esta praia é muito preservada, tem pouco movimento e deve ser procurada por pessoas que gostam de descanso e longas caminhadas solitárias. Pode ser acessada pela estrada em carro particular ou por via fluvial.
Todos os rios da Amazônia são habitat do peixe arraia. Em praias isoladas como esta, elas são mais freqüentes, por isso antes de entrar na água, faça barulho e cutuque a areia do fundo do rio por onde vai passar com uma vara de madeira, que sempre estão à disposição na beira das praias, para afugentá-las.
As arraias não são agressivas, mas injetam um veneno doloroso como defesa quando molestadas, e conseguem se camuflar e ficar invisível no fundo da areia. Elas são imprescindíveis para o ecossistema, pois se alimentam dos parasitas, crustáceos, caramujos e são um dos principais peixes responsáveis pela limpeza natural do fundo dos rios.

Nenhum comentário: