sábado, 18 de dezembro de 2010

Fruto Nativo da Amazônia - Cajuaçu



CAJUAÇU
O cajuaçuzeiro é um arbusto nativo da Amazônia, muito encontrado no estado silvestre nas praias do norte, e explorado pelo extrativismo, na coleta de polpa do pseudofruto e da castanha, antigamente pelo índio e atualmente pelo caboclo.
Esta planta é pouco exigente com o tipo de solo, tem um porte relativamente baixo, tronco e galhos geralmente tortuosos, copas com grande circunferência, pedúnculo doce e castanha maior que a do caju comum, sendo, portanto muito apreciada pelos nativos da Amazônia.
No norte, a propagação do cajuaçu é feita geralmente através da semente (castanha).
As folhas do cajuaçu são róseas quando jovens, mas ficam verdes quando adultas.
Seu florescimento tem forma de uma panícula, com flores masculinas e flores hermafroditas. A polinização provavelmente é cruzada feita por insetos ou pelo vento. As flores são pequenas, avermelhadas e perfumadas.
O que parece fruto no cajuaçu na realidade é a haste ou pseudofruto. É um pedúnculo carnoso e suculento, bem desenvolvido, de coloração verde quando o fruto esta imaturo, e amarelo, vermelho ou alaranjado quando o fruto está maduro. O verdadeiro fruto é a castanha-do-caju, que é dura e tem a forma de um pequeno rim de animal.
No norte , o maturi, ou seja a castanha jovem é pouco utilizada.
O pseudofruto do cajuaçu é consumido ao natural, ou em sucos e doces e a sua castanha é vendida nas praias depois de assada e salgada.

Nenhum comentário: